sábado, 17 de abril de 2010

Os Benefícios dos Ômegas



Óleo de Peixe ( Ômega 3)

Desde sua descoberta nos anos 70, o ômega-3 vem gerando milhares de estudos e testes clínicos. Ele tem se mostrado essencial para vida e para uma boa saúde.
Praticantes regulares de atividades físicas e esportistas estão vendo o consumo de óleo de peixe não apenas como uma forma de auxiliar na manutenção de uma boa saúde, mas também para favorecer a performance. Atletas se interessam basicamente por 4 benefícios principais do óleo de peixe: acelera a recuperação dos músculos e articulações , mantém a saúde e estrutura de tecidos de conexão e juntas, ajuda na manutenção dos níveis de testosterona para um bom desenvolvimento muscular e auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos, o que reduz os riscos de doença do coração.


Benefícios para Saúde

Os estudos e pesquisas atuais mostram que o óleo de peixe é importante para manter a saúde dos sistemas imunológico, cardiovascular, nervoso e reprodutor. A suplementação com ômega 3 traz ainda muito outros benefícios como a melhoria da saúde do coração.
Há muitos anos, cientistas descobriram porque os esquimós de uma certa região sofriam pouco de doenças cardíacas mesmo tendo uma dieta rica em gorduras. Isso acontecia porque eles comiam muito peixe de água gelada, alimento rico em ômega-3, que mantém os triglicerídeos estáveis e reduzem o risco de problemas no coração.
O humor também pode melhorar com o óleo de peixe. Estudos realizados com pessoas que apresentavam depressão e utilizaram o ômega 3, apresentaram resultados notáveis de melhora.
Outra ação muito significativa do óleo de peixe é a antiinflamatória.
Concentração, memória e performance do cérebro.
Uma parte significativa do cérebro, nervos e retina dos olhos é composta de cadeias longas poliinsaturadas de ômega-3, como as encontradas no óleo de peixe, essenciais para um bom desenvolvimento do cérebro, olhos e sistema nervoso.


Óleo de Prímula ( Ômega 6 )

O Óleo de Prímula - Evening Primrose Oil (EPO) - é a forma mais popular do ácido graxo essencial Ômega-6, rico em ácido linolênico (LA), ácido gamalinolênico (GLA), ácido oléico e Vit E. O Óleo de Prímula é um dos óleos nutricionais mais pesquisados atualmente, o que contribuiu para sua grande popularidade. Ele está associado a benefícios na tensão pré-menstrual, sistema cardiovascular, inflamação e problemas de pele.
O ácido gamalinolênico (GLA) é convertido pelo corpo para uma substância chamada prostaglanfina E1 (PGE1), que tem propriedades antiinflamatórias e pode também agir como um dilatador de vasos e afinando o sangue. Alguns estudos mostram que o consumo de Óleo de Prímula gerou benefícios significativos para pessoas que sofrem de artrite reumatóide.
O Óleo de Prímula também demonstrou auxiliar na manutenção de bons níveis de colesterol.
A deficiência de GLA, contida no ômega 6, é muito comum e ocorre principalmente devido a fatores como envelhecimento, intolerância a glicose, alto consumo de gordura na dieta, e outros problemas. Pessoas com esta deficiência podem se beneficiar do consumo de óleo de prímula


Óleo de Linhaça
Rica fonte de Ômega 3, Ômega 6 e Ômega 9


O óleo de linhaça, ou semente de linho, é um ácido graxo essencial que oferece vários benefícios à saúde, incluindo um bom metabolismo de gordura, produção de energia, regulação de funções celulares e cicatrização de tecidos e machucados. Praticantes de atividades físicas reportam que o consumo de óleo de linhaça, ajuda na recuperação mais rápida do esforço e a reduzir as dores musculares depois do treino. Pesquisadores acreditam que isso ocorra porque a semente de linho tem propriedades antioxidantes e antiinflamatórias.
O óleo de linhaça (semente de linho) pode acelerar também a taxa de metabolismo do corpo e ajudar a queimar gorduras mais rapidamente. Para os atletas, o uso de óleo de linhaça ajuda na melhora mais rápida de torções e hematomas. Contusões menores podem demorar apenas um quarto do tempo para serem curadas.
O consumo de óleo de linhaça (semente de linho) pode ajudar também em dietas low carb (poucos carboidratos), já que ele alivia constipações comuns associadas a dietas ricas em proteína. E ele faz isso de forma saudável e eficaz, sem adicionar “gorduras ruins” à dieta.
A suplementação com óleo de linhaça ajuda aqueles que desejam obter todos os benefícios associados à testosterona, inclusive o aumento e manutenção da massa muscular.

Nenhum comentário: