terça-feira, 18 de maio de 2010


Linhaça e óleo de peixe juntos chegam ao mercado brasileiro


Colesterol, doenças cardiovasculares, Síndrome do Olho Seco, sintomas da Menopausa, tensão pré-menstrual, mal formação fetal, depressão entre outros problemas de saúde relacionados à deficiência de ômega-3. Como se prevenir destes males ou tratá-los de forma natural?

Segundo o psiquiatra francês, David Servan-Schreiber, em entrevista à revista Veja, a solução está na alimentação. Ele destacou a importância da nutrição em relação a estas doenças ou males.

"Desde a II Guerra Mundial, a qualidade dos alimentos mudou drasticamente. Até então a alimentação dos animais era bastante diversificada. Eles comiam legumes e vários tipos de grãos que encontravam nos pastos. Com isso, as carnes, as manteigas e os ovos eram ricos em ácidos graxos ômega-3. Esse tipo de gordura é essencial para o bom funcionamento do cérebro ao estabilizar o humor, controlar a irritabilidade e a agressividade. Hoje os animais são limentados com milho e soja. Ou seja, a dieta perdeu uma de suas principais fontes de ômega-3 e dietas pobres deste ácido resultam em pessoas mais irritadas e agressivas, explica o psiquiatra.

Estudos científicos apóiam esta teoria ressaltando a importância de preservar as fontes alimentares dos AGE (ômegas 3 e 6), principalmente para gestantes, idosos, lactantes, crianças prematuras que apresentam carências nutricionais ou em decorrência do envelhecimento natural do organismo. Estes AGE, também conhecidos como ômegas, são assim chamados por não serem sintetizados pelo organismo, devendo estar presentes através da alimentação.

Uma novidade no mercado brasileiro (o mesmo produto só existe nos Estados Unidos) é o Lin Fish : um mix de óleo de linhaça prensado a frio (rico em ômega-3 e ômega-6) com óleo de peixe (rico em EPA e DHA), em
cápsulas. O organismo receberá os suprimentos ideais de EPA e DHA, somado aos benefícios dos ômegas 3 e 6.

Os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 são chamados essenciais porque não podem ser sintetizados pelo organismo humano e devem ser fornecidos através da dieta ou suplementos alimentares como o exclusivo Lin Fish. Após a ingestão e absorvidos por células e tecidos, os ácidos graxos podem ser dessaturados e alongados a outros ácidos poliinsaturados de cadeia longa. Os processos de alongação e dessaturação dos ácidos linoléico (ômega-6) e alfa-linolênico (ômega-3) originam diversos metabólitos. A administração de óleos ricos em AGPI, como o Lin Fish, tem demonstrado efeitos benéficos na aterosclerose, trombose e arritmia. Outros efeitos resultantes da ingestão foram observados em certos processos inflamatórios e alérgicos, como eczema atópico, psoríase, asma e artrite reumatóide. Também foram observados efeitos na síndrome pré-menstrual, diabetes e certos tipos de câncer. Assim, a equipe
da Vital entende que todos especialistas podem orientar os pacientes sobre os efeitos desse suplemento alimentar que reúne os benefícios do óleo de peixe e do óleo de linhaça prensado a frio, prevenindo doenças ou auxiliando o tratamento do paciente de forma natural e saudável.

Ingerindo este produto natural na quantidade de duas a três cápsulas ao dia, segundo a nutricionista Andréa Schivel, o organismo receberá os suprimentos para auxiliar no tratamento e a prevenção de depressão. Além de ajudar na
menopausa e sintomas pré-menstruais, redução do colesterol LHL, aumento do colesterol DHL, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, artrites, infecções virais, mal de Alzheimer, síndrome do Olho Seco e formação
adequada do feto.


Este produto está sendo colocado no mercado pela Vital Atman, uma indústria especializada na produção e comercialização de óleos vegetais genuinamente extraídos a frio, em primeira e única prensagem, com matérias–primas de primeira qualidade. Não passar por nenhum processo de refino e não ter adição de qualquer componente químico é o que garante a estrutura original das moléculas destes óleos. A conseqüência da extração a frio é a manutenção das moléculas em estado isomérico cis – cis, garantindo, assim, a biotividade dos ácidos graxos essenciais e os benefícios que estes trazem à saúde.

Nenhum comentário: