quinta-feira, 27 de maio de 2010

Proteína Texturizada de Soja


Para quem deseja diminuir o consumo de gorduras saturadas, ou também para aqueles que seguem uma dieta livre de alimentos de origem animal, a Proteína Texturizada de Soja pode ser uma excelente alternativa como substituta da carne. Também conhecida como “carne de soja”, a Proteína Texturizada de Soja (PTS ou PVT – Proteína Vegetal Texturizada) é uma ótima substituta da carne em diversas receitas e também pode ser utilizada juntamente com carne em preparações, com a finalidade de aumentar o seu rendimento, já que rende até três vezes após ser hidratada.
Rica em proteína vegetal de soja de alta qualidade, cada porção de 50g (1 xícara de chá) possui 25g de proteína de soja. Seus efeitos benéficos já estão comprovados através de estudos que demonstraram que a ingestão diária de 25g de proteína de soja está associada à redução significativa do colesterol sanguíneo total, do colesterol LDL (o colesterol “ruim”), e também ao aumento do colesterol HDL no sangue (o colesterol “bom”). Todos estes fatores levam à redução do risco de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose, o infarto e a trombose1. Mas lembre-se, uma boa alimentação sempre deve estar associada a hábitos de vida saudáveis.
E as vantagens não param por aí: além da Proteína Texturizada de Soja conter pequenas quantidades de gordura total e sódio, ela é rica em fibras. Apenas uma xícara de chá contém 9g de fibras, o que corresponde a 36% do total de fibras recomendado na dieta de adultos. Por ser um alimento de origem vegetal, a PTS não possui lactose, proteínas do leite e é isenta de glúten. Você pode utilizar esta proteína em molhos, ensopados, recheios, kibes, almôndegas, hambúrgueres, bolinhos, refogados e aonde mais sua criatividade for.

Almôndegas de Soja


A receita de Almôndegas de Soja é uma prática opção para quem quer preparar este tradicional prato italiano sem utilizar carne, já que a Proteína Texturizada de Soja (PTS) substitui a carne na medida, não perdendo em nada na consistência, nem no sabor.
Logo abaixo você encontra todo o passo a passo da receita, mas antes queremos dar uma dica sobre a hidratação da PTS. Sempre antes de utilizá-la em uma preparação como substituição ou com o uso de carne, para aumentar seu rendimento, deve-se fazer a hidratação da PTS. Basta utilizar 3 partes de água fervente para 1 parte de PTS e deixar de molho por 30 minutos. Também pode-se acrescentar junto da água e da PTS temperos como alecrim, sálvia, orégano, manjericão, ou qualquer outro tempero de sua preferência para deixá-la com um aroma todo especial. Após este tempo de hidratação, escorra toda a água e esprema bem a PTS para retirar todo o excesso de água. Este processo de hidratação serve para que a PTS absorva a água, aumente de volume e passe a ter a consistência adequada para ser utilizada nas receitas.
INGREDIENTES
•05 xícaras de chá de
•10 xícaras de chá de água quente
•75g de cebola picada
•02 colheres de sopa de óleo de soja
•02 colheres de sopa de tempero verde
•06 colheres de sopa de amido de milho
•Sal à gosto
PREPARO
Hidratar a PTS em água quente por 15 minutos. Em uma panela, refogue a cebola com o óleo de soja. Acrescente a PTS hidratada, o sal, o tempero verde e misture bem. Desligue o fogo e acrescente o amido de milho para dar liga. Faça bolinhas e frite em óleo quente.
Rendimento: aproximadamente 30 unidades
Tempo de preparo: 50min
Sem lactose, sem glúten, sem açúcar

terça-feira, 25 de maio de 2010

Benefícios da Farinha de Banana Verde


Quais os benefícios da farinha da banana verde e como utilizá-la?

A banana ainda verde é considerada um alimento funcional, pois, quando cozida, apresenta alto conteúdo de amido resistente presente na polpa da fruta.
O amido resistente beneficia o funcionamento intestinal, nos casos de diarréia e intestino preso;

Previne câncer de intestino;

A banana verde contribui na prevenção e no tratamento do diabetes;


O amido resistente também contribui para redução do colesterol;

A banana verde na forma cozida é apropriada ao preparo de subprodutos como a biomassa e a farinha de banana verde, que são utilizadas para a confecção de bolos, biscoitos e outras massas, substituindo a farinha de trigo.

RECEITA:

PÃO DE FARINHA DE BANANA VERDE

Ingredientes
01 xícara e ½ de água morna;
01 colher de fermento;
01 colher de açúcar mascavo ou branco;
02 colheres de farinha de trigo;
02 ovos;
meio copo de óleo;
01 xícara e ½ de açúcar mascavo ou branco;
01 xícara e ½ de farelo de trigo;
01 xícara e ½ de farinha de banana verde.

Preparo

Coloque a água e o fermento. Misture. Acrescente uma colher de açúcar, duas colheres de farinha de trigo. Mexa até dissolver o fermento e deixe descansar por 10 minutos.
Acrescente os 2 ovos, o meio copo de óleo, a xícara e ½ de açúcar, a xícara e ½ de farelo de trigo e a xícara e ½ de farinha de banana verde.

Mistura:

Vá colocando a farinha de trigo até dar o ponto de enrolar. Deixe descansando por 10 minutos.
Coloque o pão na forma deixando descansar por mais 1 hora.
Em seguida leve ao forno por 30 a 40 minutos.

terça-feira, 18 de maio de 2010


Linhaça e óleo de peixe juntos chegam ao mercado brasileiro


Colesterol, doenças cardiovasculares, Síndrome do Olho Seco, sintomas da Menopausa, tensão pré-menstrual, mal formação fetal, depressão entre outros problemas de saúde relacionados à deficiência de ômega-3. Como se prevenir destes males ou tratá-los de forma natural?

Segundo o psiquiatra francês, David Servan-Schreiber, em entrevista à revista Veja, a solução está na alimentação. Ele destacou a importância da nutrição em relação a estas doenças ou males.

"Desde a II Guerra Mundial, a qualidade dos alimentos mudou drasticamente. Até então a alimentação dos animais era bastante diversificada. Eles comiam legumes e vários tipos de grãos que encontravam nos pastos. Com isso, as carnes, as manteigas e os ovos eram ricos em ácidos graxos ômega-3. Esse tipo de gordura é essencial para o bom funcionamento do cérebro ao estabilizar o humor, controlar a irritabilidade e a agressividade. Hoje os animais são limentados com milho e soja. Ou seja, a dieta perdeu uma de suas principais fontes de ômega-3 e dietas pobres deste ácido resultam em pessoas mais irritadas e agressivas, explica o psiquiatra.

Estudos científicos apóiam esta teoria ressaltando a importância de preservar as fontes alimentares dos AGE (ômegas 3 e 6), principalmente para gestantes, idosos, lactantes, crianças prematuras que apresentam carências nutricionais ou em decorrência do envelhecimento natural do organismo. Estes AGE, também conhecidos como ômegas, são assim chamados por não serem sintetizados pelo organismo, devendo estar presentes através da alimentação.

Uma novidade no mercado brasileiro (o mesmo produto só existe nos Estados Unidos) é o Lin Fish : um mix de óleo de linhaça prensado a frio (rico em ômega-3 e ômega-6) com óleo de peixe (rico em EPA e DHA), em
cápsulas. O organismo receberá os suprimentos ideais de EPA e DHA, somado aos benefícios dos ômegas 3 e 6.

Os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 são chamados essenciais porque não podem ser sintetizados pelo organismo humano e devem ser fornecidos através da dieta ou suplementos alimentares como o exclusivo Lin Fish. Após a ingestão e absorvidos por células e tecidos, os ácidos graxos podem ser dessaturados e alongados a outros ácidos poliinsaturados de cadeia longa. Os processos de alongação e dessaturação dos ácidos linoléico (ômega-6) e alfa-linolênico (ômega-3) originam diversos metabólitos. A administração de óleos ricos em AGPI, como o Lin Fish, tem demonstrado efeitos benéficos na aterosclerose, trombose e arritmia. Outros efeitos resultantes da ingestão foram observados em certos processos inflamatórios e alérgicos, como eczema atópico, psoríase, asma e artrite reumatóide. Também foram observados efeitos na síndrome pré-menstrual, diabetes e certos tipos de câncer. Assim, a equipe
da Vital entende que todos especialistas podem orientar os pacientes sobre os efeitos desse suplemento alimentar que reúne os benefícios do óleo de peixe e do óleo de linhaça prensado a frio, prevenindo doenças ou auxiliando o tratamento do paciente de forma natural e saudável.

Ingerindo este produto natural na quantidade de duas a três cápsulas ao dia, segundo a nutricionista Andréa Schivel, o organismo receberá os suprimentos para auxiliar no tratamento e a prevenção de depressão. Além de ajudar na
menopausa e sintomas pré-menstruais, redução do colesterol LHL, aumento do colesterol DHL, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, artrites, infecções virais, mal de Alzheimer, síndrome do Olho Seco e formação
adequada do feto.


Este produto está sendo colocado no mercado pela Vital Atman, uma indústria especializada na produção e comercialização de óleos vegetais genuinamente extraídos a frio, em primeira e única prensagem, com matérias–primas de primeira qualidade. Não passar por nenhum processo de refino e não ter adição de qualquer componente químico é o que garante a estrutura original das moléculas destes óleos. A conseqüência da extração a frio é a manutenção das moléculas em estado isomérico cis – cis, garantindo, assim, a biotividade dos ácidos graxos essenciais e os benefícios que estes trazem à saúde.